Share |

Por uma maior resposta e acompanhamento na distribuição dos meios materiais necessários para os alunos e alunas com maiores necessidades.

Neste momento atípico que estamos a atravessar com a Pandemia COVID 19, todos tivemos de adaptar as nossas vidas de alguma forma.

Todo o sistema educativo teve de se adaptar de uma forma rápida e urgente com a suspensão das atividades letivas e não letivas, por isso as Escolas ajustaram com aulas através de plataformas digitais criando uma grande desigualdade entre os alunos.

 

Neste terceiro período o Governo e os Agrupamentos de Escolas tentaram amenizar o impacto da desigualdade entre alunos com e sem recursos, melhorou se a forma como se chega aos alunos através da telescola ou mesmo com outro tipo de contacto entre os professores e alunos.

Muitos municípios se organizaram e tentam chegar o máximo de meios tecnológicos aos alunos com menores recursos para que se esbata a desigualdade criada com a pandemia COVID 19. No caso do Município de Gondomar e foi anunciado pelo executivo a distribuição de 800 tablet´s a estes alunos, contudo o Bloco de Esquerda quer garantir que esta distribuição seja feita de uma forma a que o investimento seja efetivamente bem sucedido.

 

O Grupo Municipal do Bloco de Esquerda, propõe ao executivo a implementação das seguintes medidas no sentido de garantir uma maior resposta e acompanhamento na distribuição dos meios materiais para os alunos e alunas com maiores necessidades:

- Controle de entrega destes equipamentos aos alunos com necessidades económicas efetivas antes e pós a disrupção social/económica e que não sejam utilizados apenas os indicadores económicos das famílias anteriores á Pandemia, sendo também inseridos agregados cujo familiares perderam emprego, entraram em regime de layoff e trabalhadores por conta própria.

- Fazer chegar este apoio também aos alunos com Necessidades Educativas Especiais.

- Garantir que os alunos a que são entregues os tablet têm acesso a Internet ou a dados moveis, caso não tenham o Município devera garantir a instalação do acesso para que os alunos possam usufruir dos equipamentos na sua plenitude.

- Criar uma linha de apoio técnico aos pais e alunos