Concelho Gondomar

não disponível

Assembleia Municipal

Abril 29, 2020 09:00 PM

Pelos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras das cantinas, por um trabalho com direitos!

Abril 29, 2020 08:55 PM

Por uma maior resposta e acompanhamento na distribuição dos meios materiais necessários para os alunos e alunas com maiores necessidades.

Opinião

Aconteceu no final do mês de outubro de 1979. Pela primeira vez – e, até hoje, a única no nosso país – as trabalhadores domésticas juntavam-se no Pavilhão dos Desportos de Lisboa para realizar o seu primeiro congresso nacional, sob o lema “Dizemos não à servidão”. Nos meses anteriores, o Sindicato do Serviço Doméstico multiplicara reuniões preparatórias e, em junho desse ano, lançara um Inquérito à Opinião Pública, que pretendia formar as delegadas sindicais no contacto com a população, pô-las a socializar, a comunicar na rua, a fazer entrevistas e a distribuir material, a chamar a atenção da sociedade para o Congresso.

Na última sessão extraordinária da Assembleia Municipal de Matosinhos, votou-se a aquisição de um fogo devoluto à Petrogal com vista a, alegadamente, ser utilizado num futuro realojamento social. Com assuntos tão prementes na ordem do dia, do ponto de vista económico-social e que exigem uma resposta quase imediata, estranha-se a urgência deste tipo de investimento ainda que com um fim meritório.