Share |

BE questiona ausência de intervenção no rio Tinto cinco meses após as cheias

Já passaram mais de cinco meses sobre as cheias do final de 2009, em que o Rio Tinto galgou margens e destruiu habitações, estradas e diversas outras infra-estruturas, nomeadamente colectores de saneamento. Nestes cinco meses nada mudou. O Bloco de Esquerda questiona o Ministério do Ambiente e Ordenamento do Território, sobre que medidas esta a tomar para a despoluição do Rio Tinto.Não só não se procedeu à renaturalização das margens do rio para evitar futuras inundações, como nem sequer se repararam as infra-estruturas afectadas. O emissário das águas residuais de Rio Tinto continua partido junto ao Centro de Saúde e a lançar livremente os dejectos para o rio, transformando o próprio rio num verdadeiro esgoto a céu aberto que corre no coração da cidade, situação que se agrava com a chegada do Verão.

A Câmara Municipal de Gondomar nada faz; as margens e pontes que sofreram derrocada continuam a pôr em risco a segurança dos cidadãos, continuam os montões de detritos e destroços no curso do rio, além do continuar a vazar directamente para o rio o emissário de esgotos então rebentado. Mas a autarquia não está sozinha nesta demissão; também a Administração da Região Hidrográfica do Norte parece divorciada dos problemas do rio, que é recurso hídrico, e não se lhe conhece qualquer acção, directa ou junto do Município.

A população de Gondomar e de Rio Tinto tem vindo a alertar para a situação, através de grupos cívicos e ambientais locais, como o Movimento pelo Rio Tinto e a associação Campo Aberto. O tema foi também já trazido à Assembleia da República, tendo o BE questionado já o Ministério do Ambiente sobre esta questão e apresentado uma proposta de alteração ao Orçamento de Estado para afectação de uma verba em sede de PIDDAC para requalificação do Rio Tinto. A proposta foi chumbada e todas as promessas de estudos e intervenções que se seguiram às cheias quebradas.

O BE questiona, mais uma vez, o Governo, através do Ministério do Ambiente e Ordenamento do Território, sobre que medidas esta a tomar, nomeadamente através da ARH do Norte, para a despoluição do Rio Tinto.