Share |

A construção naval é necessária ao país

Há quase 70 anos que os Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) são um dos mais qualificados construtores e reparadores navais do noroeste peninsular. Mais de 200 navios de diversos tipos, desde embarcações para a pesca até modernos navios porta contentores, saíram do engenho e trabalho de muitos técnicos e operários.

O anunciado despedimento de mais de 600 trabalhadores e o lançamento de uma intitulada subconcessão a privados dos terrenos e instalações dos estaleiros até 2031, provocaram uma mais que justificada preocupação nos trabalhadores, na população da região e em todos aqueles que consideram a construção e reparação naval como atividades estratégicas para um país como Portugal, com a maior fachada atlântica de toda a Europa.

O país, cuja história se entrelaça com a navegação, não é indiferente à destruição anunciada dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo.

Assim, a Assembleia Municipal de Gondomar, reunida em 27/12/2013, delibera defender:

 

1. a suspensão do processo de subconcessão dos ENVC que prevê o encerramento da empresa e o despedimento de 609 trabalhadores;

2. o lançamento dum programa de apoio ao setor da construção e reparação naval

 

 

 

Rui Nóvoa

 

O Deputado Municipal do Bloco de Esquerda

(A remeter ao Governo, Assembleia da República e Grupos Parlamentares)

 

** Aprovada com os votos contra do cds e do psd e uma abstenção.