Share |

Intrevenção do B.E. na assembleia de freguesia da U.F. de São Cosme, Valbom e Jovim

 

Hoje nas escolas portuguesas há muitos alunos com fortes carências alimentares fruto da grave crise económica e social que vivemos.

Sabemos que estes casos de carência existem também aqui na nossa freguesia, em várias escolas, com casos de alunos em que a única refeição que têm é na escola, porque os pais se encontram no desemprego e sem grandes ou nenhumas perspetivas de futuro.

Entendemos por isso ser urgente intervir nesta situação, contribuindo com soluções que permitam apoiar as famílias destes alunos carenciados.

Nenhum de nós pode aceitar que na nossa freguesia, no nosso concelho, no nosso pais, haja alunos que vão para a escola com fome e que saiam da escola com fome, é preciso dar resposta a esta catástrofe com políticas concretas e de fácil execução, como por exemplo garantir aos alunos uma refeição ou um lanche antes de saírem das escolas.

Sabemos que nos tempos em que vivemos não é fácil a um aluno ou à família desse aluno assumir este tipo de situação. Sabemos também que a junta não tem poderes para sozinha resolver estes problemas, mas é seu dever estar atenta e identificar os casos de extrema carência, fazer chegar à Câmara de Gondomar esses mesmos casos para que esta por sua vez exija ao governo central políticas de apoios para estas famílias e para estes alunos.

Já que vivemos uma época em que se dá muita importância à família não podemos esquecer todas estas famílias que estão a passar por esta miséria criada pela exploração desenfreada do lucro que tem conduzido os povos a uma desigualdade cada vez maior entre ricos e pobres.

 

O Eleito do Bloco de Esquerda

 

Tiago Carvalho

Gondomar 28 de Dezembro, de 2013