Share |

Intervenção deputado da assembleia da união de freguesias S.Cosme/Valbom e Jovim

 

INTERVENÇÃO DO 25 DE ABRIL

 

 

Sr: Presidente da mesa

Sr: Presidente

Srs e Senhoras Membros da Assembleia de Freguesia

 

A todo o publico presente.

 

 

Na próxima semana celebrámos os 40 anos do 25 de Abril.

Foi sem duvida um acontecimento histórico marcante para a geração contemporânea e inspiradora das gerações que se seguiram.

 

A minha Geração não esteve presente nos acontecimentos mas foi umas das destinatárias dos ideais da revolução.

 

O 25 de Abril foi uma revolução feita por jovens que pensavam como jovens, lembro aqui o capitão Salgueiro Maia, que tinha apenas 29 anos assim como a sua coluna militar saída de Santarém em que os camaradas que o acompanhavam eram ainda mais novos

.

O 25 de Abril teve como principal objectivo acabar com uma guerra colonial cobarde e assassina contra os povos de África, acabar com o garrote da censura, e abrir as portas da liberdade.

 

Com o 25 de Abril pôs-se fim à prisão política e aos tribunais plenários, de condenações por delito de pensar, falar escrever e cantar conforme a liberdade e as opiniões de cada um.

.

Foi sem duvida uma revolução feita por jovens e para os jovens que adivinhavam um mundo mais aberto do que as paredes e grades onde o país vivia encerrado.

 

O 25 de Abril trouxe-nos Paz, Pão e Liberdade, antes de Abril a percentagem de jovens com formação académica de nível superior era pouco mais de 5%.

 

A Revolução de Abril deu-nos a oportunidade de construir uma nova vida com esperança e futuro.

 

Hoje 40 anos passados essa juventude a quem se destinavam tais ideais é obrigada abandonar o seu país porque a pátria que nos viu nascer não nos quer cá.

 

O Portugal de hoje rouba-nos o emprego, tenta tirar-nos a dignidade e a alegria.

 

 

Somos hoje aquilo que a geração de Abril lutou para que os seus filhos não fossem: emigrantes, escravos de um trabalho sem direitos, acorrentados à ausência de sonhos e esperança. Um Pais onde não se pode sonhar é pais condenado ao fracasso.

 

Não foi para isto que se fez o 25 de Abril e por isso eu e muitos milhares de jovens e menos jovens não permitiremos que este governo bem como governos anteriores destruam as nossas vidas, e com isso todo um povo com séculos de história.

 

 

Por tudo isto, e numa altura em que alguns democratas de ultima hora tentam silenciar os verdadeiros responsáveis pelo ato revolucionário histórico, corajoso e altruísta que teve lugar no dia 25 de Abril de 1974, lembro aqui uma frase de Salgueiro Maia.

 

“Há Alturas em que única solução é a desobedecer.”

 

40 anos passados da revolução de Abril a ideia que fica é que uma revolução deve ser constante, a luta deve ser constante , a vigilância deve ser constante porque há sempre alguém pronto a destruir aquilo que foi conquistado.

 

A mensagem que quero deixar a todos os jovens deste pais, é que a ideia de que está tudo conquistado e adquirido é uma ideia perigosa e desastrosa para o nosso futuro.

 

E preciso continuar a lutar pelos nossos sonhos pelo nosso futuro, é preciso continuar o que Abril começou.

 

Hoje mais do que nunca é preciso lutar por Abril.

 

 

VIVA A LIBERDADE.

 

VIVA O 25 DE ABRIL

 

 

Gondomar 17 de Abril de 2014-04

 

Tiago Carvalho

 

O eleito do Bloco de Esquerda.